Outro dia comecei a falar com o pai da Nara sobre uma história qualquer, mas sem perceber, interrompi a Nara.
– Mamãe, eu tava falando com o papai.
– Ah, você tava falando com ele?
– Sim, e quando uma pessoa está falando, a outra tem que esperar.
– É verdade, você tem razão, me desculpe, pode continuar.
Eu ensinei à Nara isso há muito tempo. Ela até se acostumou a tocar nosso braço e esperar, para sinalizar que quer falar algo. Assim, ela não nos interrompe e sabemos que está querendo dizer algo.
“Maíra, quando leio seus posts, me pergunto se você é a mãe ou a filha”, me comentou outro dia uma seguidora.
Que bom!! Isso significa que estou desconstruindo muitas crenças que me faziam acreditar que sendo mãe só posso ensinar! 👇
Às vezes, a Nara me chama a atenção por estar agindo em desacordo com o que eu mesma ensino a ela. Na maioria das vezes, ainda que me suba uma irritação por ser corrigida por uma criança, tenho que admitir que ela tem razão.
Nós crescemos escutando: “Criança não tem querer”, “Quem manda aqui sou eu”, “Cresça e apareça” e outras frases que hoje atuam dentro de nós como crenças limitantes. E ai da criança que se pronuncie, que nos chame a atenção, afinal “o adulto é quem sabe”, “pais não erram” e merecem “respeito”.
Será mesmo que é deste lugar que você quer se relacionar com seu filho? Exigindo que ele se cale porque ainda não tem tamanho? Se escuto o que minha filha tem a me dizer no diálogo sem julgá-la de fedelha (ai que vontade que dá de dizer que se cale e me “respeite”), sou obrigada a lhe dar razão. Mas se eu me deixo levar pela ideia de que criança não tem o direito de corrigir o adulto, que isso é falta de respeito, já não sou capaz de escutá-la, nem de me abrir para o que ela está me ensinando neste momento: a ser mais coerente com o que eu acredito e ensino a ela.
Quando nos abrimos ao processo da autoeducação, aprendemos a ser mais humildes diante de nossos filhos. Não sou detentora da verdade, sou mestre da minha filha, mas também aprendiz. Tem horas que vou ensinar e dias que vou aprender e juntas vamos caminhando.
✍️ Maíra Soares (@cantomaternar) Educadora Parental e Consultora em Criação Consciente
🌸🌸🌸
👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.
👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.
🌸🌸🌸
Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.
Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas, eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.