Seus pais acolhiam seu choro ou ficavam bravos quando você chorava? Te davam colo quando você se sentia mal com algo e explodia chorando ou te ameaçavam, gritavam com você, te mandavam pro castigo?
Pra ser sincera, eu não me lembro muito bem como acontecia na minha casa, mas algumas frases despertam na minha cabeça quando estou diante do choro da minha filha: “Se quiser te dou motivo pra chorar” é uma delas.
A criança que cresce ouvindo esta ameaça sente que não tem o direito de ficar mal com o que está lhe afetando. Veja bem, não podemos julgar o sentimento que nos invade, essa é uma das maiores dores que podemos carregar: achar que temos um defeito por nos sentirmos mal com algo. Com isso, aprendemos a rejeitar uma parte nossa. Entendemos que só podemos ser amados se não sentirmos aquele incômodo, porque sentir isso deve ser errado.
“Olha como meus pais ficam alterados, como se irritam comigo, como não gostam de mim quando estou assim. Devo ter algum problema, preciso me conter, preciso tirar isso de mim.”
Passamos a vida tentando esconder e inibir nossas tristezas. E depois descobrimos que adoecemos por conta disso e deixamos de nos expressar com liberdade. Quando tentamos conter nosso lado vulnerável, deixamos de nos amar por completo. Vocês percebem a dimensão disso?
Você sofreu porque não teve seu choro acolhido? Você se sentia mal compreendido por seus pais nessas horas e ainda se sente magoado por isso? Queria que eles tivessem te dado mais colo? Fica com medo de acolher seus filhos e deixá-los fracos e despreparados? Ou tem vontade de ser mais amoroso, no entanto, sem querer está ameaçando e tentando inibir o choro deles de um jeito que você não gostaria?
O que será que sua história diz sobre a forma como você se comunica hoje? Como você pode romper este ciclo?
✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Mentora de Mães e Educadora Parental em Criação Consciente
🌸🌸🌸
👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.
👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.
🌸🌸🌸
Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.
Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas, eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.