Como você lida com sua tristeza? Você se permite chorar? Você se sente incomodada quando fica triste? Ou consegue aceitar este momento, entende que faz parte se entristecer, que precisa de um pouco de colo e que daqui a pouco vai passar?
Como fomos educados na base do “engole o choro”, “deixa de frescura”, “quer motivo pra chorar” e outras variações de broncas que recebíamos ao mostrar nosso lado vulnerável, é muito difícil aceitarmos nossas ondas de tristeza.
Muitos de nós nos desconectamos de nossas necessidades e nosso sentir, passamos a vida meio anestesiados e tentando evitar o contato com as dores. Nossos pais acreditavam que para nos preparar para a dor, tínhamos que ser sempre fortes, não nos deixar abalar, esconder a “fraqueza” embaixo de um tapete.
Curiosamente, evitar esse contato é justamente o que nos torna mais incapazaes de lidar com as frustrações da vida. Todo esse choro acumulado se transforma em doenças no corpo, em depressão, desânimo… E um sentimento de ser inadequado quando ficamos sem chão.
Além disso, fica evidente que guardamos um choro engolido quando não conseguimos aceitar o choro de nossos filhos, nos angustiamos e acreditamos que precisamos interromper o choro deles o quanto antes.
Quando fazemos as pazes com nosso choro e nos permitimos derramar as lágrimas que guardamos com entrega, vem um alívio gigante. É o caminho natural das emoções, o jeito que nosso corpo encontra de limpar as toxinas emocionais, algo que deveríamos nos permitir fazer com frequência, ao invés de conter, como estamos condicionados.
Quando aceitamos nosso choro como algo natural e necessário, baixamos a angústia de interromper o choro de nossos filhos o quanto antes. Entendemos que o choro deles também é necessário, que nosso papel é acompanhá-los, apoiá-los com carinho, sem desviá-los do caminho natural de suas emoções.
Você tem dificuldade de aceitar seu choro? Esse é um dos temas que eu trabalho com as mães na mentoria Maternar a Criança.
✍️ Maíra Soares (@cantomaternar) Mentora de Mães, Educadora Parental e Consultora em Criação Consciente