Ter filhos pode ser muito solitário. Quem aí não se sente pressionado com a quantidade infindável de tarefas e responsabilidades? Quem aí não fica remoendo as vezes que grita ou solta aquela frase inadequada que machuca a criança? E quem aí não passa mal quando se sente ignorado, rejeitado ou desrespeitado pelos filhos?
Como se já não bastasse tudo isso, não é fácil conversar sobre essas coisas. A gente sente vergonha, ninguém quer ser visto como péssima mãe ou pai. Confessar que é comum ser pilotado pela nossa pior versão não é pra qualquer um. Você sabe que será julgado. Você já foi essa pessoa que apontou o dedo para outras mães e outros pais. Na verdade você ainda faz isso. No fundo você mesmo se critica muito e não quer sentir o peso de escutar mais uma voz te confirmando que você tem razão pra se sentir horrível com o que tem feito.
E depois, nem todo mundo sabe acolher uma fala dessas. Tentam minimizar, desviar do assunto ou contar uma história mais escabrosa que a sua pra deixar a sua mais leve. A intenção até pode ser boa, mas na prática bloqueamos e nos calamos. E deixamos de mostrar quem verdadeiramente somos.
No entanto, o que nos falta é este atrevimento de nos mostrarmos de verdade. Sim, porque estamos sempre tentando esconder nossas sombras e tentando fingir que está tudo bem. Nos distanciamos de quem somos para buscar aprovação dos demais. E não nos damos espaço para nos vulnerabilizarmos.
E se deixássemos a máscara cair? E se jogássemos luz a nossas sombras, à crueza de nossas histórias como pai e mãe?
Quando compartilhamos nossas dores mais íntimas, quando nos atrevemos a ser vulneráveis, nos sentimos acompanhados.
É assim que conectamos com os demais e que nos curamos, que contribuímos pro processo de cura um do outro.
Você não precisa passar por isto sozinho. Busque apoio, busque um lugar de escuta amorosa e acolhedora. Acredite: Somos muito mais parecidos do que imaginamos. Só precisamos ser mais atrevidos para descobrir isso. Seja atrevido e se mostre. Você vai se surpreender ao ver que você não está sozinho.
✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Mentora de Mães e Educadora Parental em Criação Consciente
🌸🌸🌸
👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.
👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.
🌸🌸🌸
Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.
Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas, eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.