Por que não somos tolerante com os erros de nossos filhos e com nossos próprios erros? Por que exigimos tanto deles e de nós mesmos?

Somos imperfeitos, somos humanos, estamos todos aprendendo. Não existe ponto de chegada, existe um caminho a ser trilhado e nele vamos tropeçar, é inevitável.

Tenho reparado o quanto repreendemos nossos filhos quando eles falham, o tom de voz que usamos, o incômodo que sentimos. E logo em seguida penso na nossa criança ferida, no quanto ela foi criticada e reprovada quando se confundia ou errava. O quanto ela passou a se cobrar um desempenho impecável, a criticar a si mesma ou a temer possíveis deslizes.

Será que nossa criança evitou desafios para não se decepcionar consigo mesma ou para não ser rejeitada pelos demais?

Que discurso interno ela passou a adotar sobre si mesma quando foi humilhada depois de cometer um equívoco?

Quanto deste discurso ainda reverbera por dentro de nós atualmente?

Será mesmo que temos que nos sentir tão mal quando pisamos na bola?

Se aprendemos por tentativa e erro, se a única maneira de assimilar algo é praticando, por que nos irritamos diante do erro dos outros? Por que sentimos tanta culpa quando quem falha somos nós?

Precisamos nos libertar disso!

Quando você falhar com seus filhos, tente se acolher. Você pode tentar melhor amanhã, mas dizer que você sente muito pelo que fez é uma forma de reparar seu erro e mostrar a eles que errar é parte do processo de aprendizado. Não deixe que seus deslizes te desestimulem a seguir na sua jornada, transforme sua culpa em combustível, não permita que ela te paralize. Estamos todos aprendendo, estamos todos em processo. 💗

✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Mentora de Mães e Educadora Parental em Criação Consciente

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.

Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas, eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *