Uma coisa que procuro fazer é nunca elogiar a Nara por ter comido bem. Não quero que ela entenda que quando come bem me agrada e se sinta mais amada por isso. Não quero passar a mensagem de que comer bem é comportar-se bem, é ser boa menina. De que quando não come me decepciona ou algo do tipo. “Comer bem” é satisfazer o apetite dela no dia em que está com muita fome. “Comer mal” é respeitar a falta de apetite que ela tem no dia em que não quer comer. Simples assim.
Na verdade não existe comer bem ou comer mal, existe comer o suficiente e comer o suficiente é o que o corpo dela precisa no momento.
Claro que eu fico feliz quando ela come bem, é o que toda mãe espera. Também me sinto orgulhosa, afinal comecei a cozinhar de verdade há poucos meses (basicamente desde que ela começou a comer) é quase um milagre que esteja agradando o paladar dela. Mas tento não dar peso a essa questão, da mesma forma que tento não dar peso quando ela deixa de comer. Quero que ela se sinta livre para respeitar o corpo dela sempre.
Uma das propostas do BLW é confiar na autorregulação do bebê, se ele não quer comer será por alguma razão e é preciso respeitar isso, nunca forçar. Ter liberdade para respeitar o que o corpo pede é muito importante, anular esse dom natural pode até resultar em futuros transtornos alimentares, como compulsão ou rejeição à comida.
Sem contar que ela ainda tem o leite materno em livre demanda, portanto não ficará de estômago vazio.
Baby Led Weaning significa “Desmame Guiado pelo Bebê”, sendo assim é o bebê que estipula em quanto tempo vai trocar o leite pelo sólido. Isso vai acontecer gradualmente, com avanços e recuos, fases em que pode rejeitar a comida e mamar mais ou vice versa.
Como funciona para você este tema? Já tinha pensado nisso?
(Este artigo foi publicado originalmente no blog Para Nara, em outubro de 2016, quando a Nara tinha 1 ano e 7 meses. Nós seguimos o BLW para fazer a introdução alimentar da Nara e tivemos muito sucesso. Se quiser conhecer melhor como foi nossa experiência, você pode acessar o perfil no Instagram @blw_nara.)
✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Mentora de Mães e Educadora Parental em Criação Consciente
🌸🌸🌸
👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.
👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.
🌸🌸🌸
Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.
Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.
🌸🌸🌸
Espero que este artigo tenha te ajudado.
Se você curtiu, deixe um comentário ou compartilhe este texto nas redes sociais. Dessa forma você me ajuda a difundir meu trabalho. 🤗
Uma resposta