Quando estava grávida que ouvi falar pela primeira vez de BLW, método de Introdução Alimentar que consiste em permitir que o bebê aprenda a comer sozinho e gradualmente vá substituindo o leite materno pelo alimento sólido, em seu ritmo.
BLW é a sigla de Baby Led Weaning, algo como “desmame guiado pelo bebê”. Nada mais é que a etapa seguinte da amamentação em livre demanda, que por recomendação da OMS deve ser oferecida exclusivamente ao bebê até os 6 meses de idade. Da mesma forma que o bebê amamentado em livre demanda escolhe quando e quanto mama, quando começa com os sólidos pelo BLW também tem liberdade para escolher quando, quanto e (a partir de então) o quê vai comer.
Isso significa que o bebê vai comer sozinho desde o começo, e para isso, disponibilizamos os alimentos de forma que o bebê possa agarrá-los com as mãos sem nosso auxílio. É ele quem tem autonomia para decidir o que e se vai comer, ele não é forçado comer, da mesma forma que não era forçado a mamar. Como seguimos ofertando o leite materno em livre demanda, que até um ano é o alimento principal e fonte de todos os nutrientes necessários, o bebê tem tempo para ir descobrindo e se adaptando à alimentação por sólidos sem pressa.
O BLW acaba sendo uma forma respeitosa de introduzir os alimentos, porque aceita o ritmo do bebê e confia na sua autorregulação. Nem todas as famílias conseguem se adaptar a este método, muitas vezes porque não tiveram informação suficiente ou porque foram desestimuladas por profissionais da saúde e/ou por familiares que também desconhecem o BLW.
Acredito que a tendência é que o BLW esteja cada vez mais difundido e dentro de pouco já não provoque tanta resistência. Minha ideia com esse blog é compartilhar um pouco da minha experiência com a Nara e, quem sabe, ajudar algumas mães que querem se juntar a essa aventura.
Aproveito para deixar um vídeo com um resumo da minha experiência de quase 5 meses de BLW com a Nara. O vídeo foi feito para comentar minha participação no Curso Avançado de BLW e Introdução Alimentar ParticipAtiva da fonoaudióloga Aline Padovani, que é autora do incrível blog Tá Na Hora do Papá e idealizadora do Conalco (Congresso Online de Atualização em Alimentação Complementar). O curso foi super importante pra me deixar segura com a aplicação do método.
(Este artigo foi publicado originalmente no blog Para Nara, em janeiro de 2016, quando a Nara tinha 11 meses. Nós seguimos o BLW para fazer a introdução alimentar da Nara e tivemos muito sucesso.)
✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Mentora de Mães e Educadora Parental em Criação Consciente
🌸🌸🌸
👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.
👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.
🌸🌸🌸
Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.
Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.