Antes de tudo, é bom deixar claro: todo mundo sente raiva. Não podemos eliminá-la de nossas vidas, somos seres humanos e a raiva é uma emoção primária que está presente em nosso repertório emocional. Não tem como evitá-la, não se cobre isso.

Uma forma bem comum de expressar a raiva é ficando irritado com algo que nos incomoda. Ficamos nervosas porque nos sentimos ameaçadas, parece que estão tirando algo de nós, algo que nos importa muito.

A raiva é uma emoção reativa, ela nos faz agir para proteger ou restaurar o que acreditamos estar em perigo ou em situação vulnerável. Foi assim que ela nos garantiu a sobrevivência da nossa espécie.

O problema é que quando reagimos com raiva, é bastante comum sermos agressivos, em maior ou menor grau, geralmente agredindo outras pessoas. Podemos ralhar, gritar, xingar e até agredir fisicamente movidos pela raiva.

Por isso é importante aprendermos a lidar com ela, entendendo que ela não é vilã, não pode ser evitada nem condenada quando aparece. Nosso desafio é aprender a expressá-la sem machucar as pessoas que amamos.

Atualmente, estamos todos nos sentindo ameaçados e vulneráveis. Quem aí não tá preocupada com a saúde, a economia e a imprevisibilidade do futuro? Como estamos sensíveis, é mais fácil sentirmos raiva constantemente. É como se estivéssemos em alerta constante, já que o perigo “está próximo”. Portanto, é natural que fiquemos irritadas, frustradas e reativas com situações que antes não nos afetavam tanto.

É preciso ter consciência de que não é o comportamento da criança ou de quem quer que seja que está te deixando irritada. Você está se sentindo mais vulnerável que nunca e toda esta sensação de impotência te faz interpretar algumas experiências como ameaçadoras e te colocam em posição de ataque.

A saída é assumir a responsabilidade pelo que você sente e cuidar de você. Buscar algo que te apoie emocionalmente. Meditar, desabafar, fazer terapia, brincar com os filhos pra relaxar, dançar, bater no colchão, algo que sirva pra você!

O que você faz pra buscar equilíbrio emocional? E pra liberar sua raiva? Dê dicas nos comentários pra ajudar outras mães. ✍️: Maíra Soares (@cantomaternar)
🎥 @priscilasoares.art

✍️: Maíra Soares

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente?  para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.

Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas, eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *