Um dos desafios dos pais que acompanho é saber o que dizer na hora de acolher o choro. A maioria de nós não teve espaço pra chorar na infância: éramos reprimidos, calados e até castigados se abríssemos o berreiro. Por conta disso, não temos muito repertório e nos sentimos bloqueados diante do choro de nossos filhos. Queremos apoiar, mas não sabemos muito bem como. O que dizer pra tranquilizar a criança?
Eu insisto muito que não devemos ter pressa. Aceite que seu filho precisa chorar. Se não precisasse, não estaria chorando. Não o julgue, não tente consertar o sentimento dele. Quando tentamos convencer a criança de que não tem porque ela chorar, o que ela entende é que o que ela sente não importa. Mais do que isso, ela sente que ela não importa. Ela fica ressentida, se sente contrariada e desconectada do adulto.
Validar o choro é muito curativo por si só. Pode parecer forçado no início usar estas frases, mas te convido não apenas a experimentar o uso delas quando sua criança estiver chorando como também a reparar o quanto elas também confortam a sua criança interior. Sim, porque sua criança interior também precisa de colo, precisa se sentir validada e acreditar que é seguro ela se expressar com liberdade.
Você tem dificuldade nessas horas? Pra você é difícil aceitar o choro do seu filho e permitir que ele chore o quanto precisa?
Quando vencemos esta dificuldade e nos entregamos a esta experiência, não há nada mais maravilhoso do que receber um abraço da criança cheio de gratidão. Se você já viveu isso, descreva nos comentários para inspirar outras mães e pais que me seguem!
Como acolher nossos filhos em momentos de caos emocional é um dos temas que eu aprofundo na minha Mentoria Maternar Consciente.