Muitas vezes acreditamos que uma criança obediente é a ideal, afinal ela não dá muito trabalho, se comporta bem e não nos faz passar vergonha. É muito mais fácil lidar com ela. No entanto, é preciso estar atento para ver se por trás deste comportamento não tem algo sendo reprimido, se esta criança está podendo ser ela mesma ou se está deixando de protestar e reivindicar suas vontades por medo de perder o amor dos pais ou a aprovação dos demais.

Quando ouço: “Meu filho é impossível, ele não aceita quando lhe digo não, é muito teimoso, ele se joga, tenta me bater, grita, esperneia, ele tem muita personalidade” ou qualquer coisa parecida, eu tento me colocar no lugar da criança.

Será mesmo que ela não tem o direito de protestar?

Eu entendo que para os pais seja difícil lidar com este tipo de comportamento, mas se paramos para pensar, brigar pelo que se quer deveria ser considerado o mais saudável, não?

Você gosta quando te impedem de fazer o que você quer?

Você protesta quando se sente desrespeitado?

Se não, talvez tenha sido uma criança muito obediente, aquela típica criança “boazinha” e tem sua autoconfiança um pouco abalada.

Ser perseverante, totalmente fiel ao que se acredita é uma característica maravilhosa e isso tem que ser reconhecido. Uma criança que exige seguir com o que ela decidiu é alguém que acredita em si mesmo, que tem força para defender sua opinião. Eu vejo com bons olhos uma criança que desafia, ela está demonstrando que está bem conectada com seu guia interior e isso é bom sinal.

Dá mais trabalho? Sim!

Vamos ter que ser mais criativos e pacientes para ajudá-la a usar de forma positiva toda esta energia, sem ser destrutiva consigo mesma ou com os demais. Mas também podemos aprender muita coisa se nos abrirmos a outras formas de entender o que a faz “comportar-se mal”.

✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Mentora de Mães e Educadora Parental em Criação Consciente

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.

Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas, eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *