– Filha, volta aqui, ele foi estacionar o carro, daqui a pouco ele volta!

– Eu quero ir com o papai!

– Nara, não corre, cuidado com os carros!

– Não! Eu vou com ele! – ela segue correndo, a ponto de atravessar a rua. Apresso o passo e dou um grito, antes de agarrá-la.

– Nara! Para com isso! Agora mesmo!

– Falo brava, em tom de desespero!

Volto pra frente do apartamento dele com ela nos braços e aos prantos. Já ciente do que acaba de acontecer, respiro fundo. Sento num murinho e a abraço com ternura:

– Filha, você tá triste porque o papai tá vindo morar aqui, é isso?

– Sim, porque eu queria ficar tempo com vocês sempre juntos.

– Eu sei, meu amor, e vai ser diferente, né? A gente vai ter que se acostumar e no começo vai ser difícil. Você queria que não fosse assim?

– Eu não quero.

– Eu sei que não, meu amor, eu também queria que fosse diferente, que pudéssemos todos morar juntos, mas eu e o papai tivemos que tomar essa decisão. Nós achamos que dessa forma vai ser melhor pra todo mundo, mesmo sabendo que vai ser estranho no começo.

Ela me abraça e põe a cabeça no meu peito.

– Eu sinto muito querida, eu tô aqui com você. Se precisar chorar, tudo bem.

– Não preciso chorar.

– Mas não tem problema se precisar. Ou se quiser falar como você tá se sentindo, perguntar algo.

– Tá bom.

O pai dela chega e caminhamos até o centro de El Escorial. Jantamos por lá pra que a Nara se ambiente um pouco com a cidade para onde ele se muda dentro de poucos dias.

É impossível evitar que nossos filhos sofram.

A vida nos apresenta desafios constantes e isso faz parte.

Qual nosso papel nessas horas? Acompanhá-los. Mostrar presença. Falar com sinceridade sobre o que está acontecendo, sem esconder nossa vulnerabilidade (de forma responsável e madura, adaptando o que pode ser dito de acordo com a idade).

Acolher, dar espaço pra que se expressem, entender que eles podem mudar de comportamento porque não sabem como lidar com o que estão sentindo. Temos que estar sensíveis a isso.

✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Mentora de Mães e Educadora Parental em Criação Consciente

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.

Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas, eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *