Quando nossos filhos ficam nervosos e começam a se comportar mal, muitas vezes perdemos a cabeça e temos vontade de reprimi-los no grito, na ameaça ou no castigo. Na Disciplina Positiva entendemos que uma criança que se comporta mal é uma criança desestimulada, ela tem alguma necessidade não atendida e não está sabendo como agir para conseguir o que quer. O fato é que agimos melhor quando nos sentimos bem, portanto não tem sentido corrigir a atitude da criança fazendo ela se sentir pior. Mesmo que gritar, ameaçar ou castigar tenha o efeito esperado no momento, que é interromper o comportamento indesejado, a criança o faz por medo, e não porque aprendeu a lidar com suas emoções. Os efeitos negativos do castigo são tantos que prometo publicar um post em breve sobre isso.

Uma alternativa que a Disciplina Positiva oferece ao castigo ou ao cantinho do pensamento é criar uma espécie de “cantinho da calma” junto com a criança e perguntar se ela quer usá-lo quando estiver nervosa. Este espaço teria a proposta de ser aconchegante e fazê-la se sentir melhor, um lugar onde ela possa ler um livro, brincar, desenhar, ouvir uma música, coisas que a acalmem e façam bem a ela.


Quando nos irritamos com algo, tanto nós como as crianças ficamos mais reativos e podemos ser agressivos e ameaçadores na nossa forma de agir. Isso acontece porque nosso cérebro, quando se sente numa situação de perigo, desperta sua parte instintiva e animal. Nos desconectamos do lado racional, o lado que busca soluções, e somos mais imediatistas, acionando nossas defesas para assegurar a sobrevivência. O que fazemos é atacar, o que pode ser bastante desastroso e agressivo.

Nosso cérebro só volta a atuar em equilíbrio se recuperamos a calma, e uma forma de garantir isso é nos afastando da situação que nos incomoda (sempre que for possível). Isso é o que a Disciplina Positiva chama de tempo positivo e ele pode ser usado tanto pelo adulto quanto pela criança.

Aliás, a melhor maneira de ensinar a criança a se acalmar é aplicando em você mesmo, diante dela, estratégias para lidar com suas emoções em situações de conflito. Dessa forma a criança se inspira e naturalmente começa a repetir sua forma de agir diante do estresse emocional, ela passa a entender que esperar e recuperar a calma antes de tomar qualquer atitude no momento da raiva é a melhor via.

Muitos pais que foram educados de forma autoritária e na base do castigo acreditam que o tempo positivo seja uma forma de recompensar a criança e reforçar o mau comportamento. A verdade é que precisamos desconstruir a ideia de que para ensinar precisamos fazer alguém sofrer, que somente sendo punida a criança entenderá a mensagem. Isso é educar através do medo e da dor. Como dissemos, pode até ser que a criança se torne obediente pelo medo da punição, mas a longo prazo, os sentimentos negativos e crenças limitantes que são gerados por consequência destes castigos podem trazer traumas e bloqueios emocionais que perduram pela vida toda.

E depois do tempo positivo, como evitar que o mau comportamento se repita? Quando você e a criança já estiverem bem, vocês podem conversar sobre o ocorrido e pensar juntos em formas melhores de lidar com a situação vivida da próxima vez. A Disciplina Positiva encara o erro como uma oportunidade de aprendizado, o que tira a pressão de ser impecável o tempo todo. Novamente, isso se aplica ao adulto e à criança e é importante que nossos filhos possam ver nossa humanidade, que entendam que não somos perfeitos e que eles não têm porque nos idealizar e acreditar que nunca falhamos. Na realidade, nossos filhos não precisam de pais perfeitos, eles aprendem muito mais vendo como nós lidamos com nossas imperfeições.

Texto: Maíra Soares (@cantomaternar), Educadora Parental e Consultora em Criação e Comunicação Consciente

🌸🌸🌸

Quer um apoio para ajudar seu filho a lidar com a raiva? Conhece o livro da Nanda Perim, DinoDaviSSauro? Adquira ele .

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Espero que este artigo tenha te ajudado.

Se você curtiu, deixe um comentário ou compartilhe este texto nas redes sociais. Dessa forma você me ajuda a difundir meu trabalho. 🤗

✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Mentora de Mães e Educadora Parental em Criação Consciente

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.

Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *